Alan Dantas / Ascom SSP/
A delegação da Província de Shandong, na China, visitou a sede da Secretaria de Segurança Pública, nesta sexta-feira (12), no Centro de Operações e Inteligência, Centro Administrativo da Bahia. A comitiva do país asiático discutiu com representantes das quatro Forças da Segurança sobre os métodos e tecnologias aplicados no estado.
As Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), de Telecomunicações (Stelecom) e de Inteligência (SI) apresentaram aos chineses as ferramentas utilizadas, a exemplo do Sistema de Reconhecimento Facial e de Veículos, além do Alerta Cidadão, plataforma utilizada para emergências em casos de roubos e furtos. A comitiva ainda conheceu o Centro Integrado de Comunicações (Cicom).
O subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, destacou a possibilidade da troca de informações e tecnologia. “Maioria das nossas ferramentas utilizadas é da China e esse encontro pode resultar em mais segurança e aprimoramento para a Bahia”.
O inspetor de nível I da Secretária de Segurança Pública da Província de Shandong, Huai Guodong, afirma que a ida dos representantes da pasta baiana à China alinhará ainda mais o combate ao tráfico de drogas e o crime organizado. “Temos novidades todos os anos e conhecer essas novas tecnologias no nosso país é fundamental. Ficamos impressionados com o que vimos aqui, está na hora deles conhecerem o que implantamos”.
Texto e imagens: Alan Dantas/ Ascom SSP